segunda-feira, 9 de julho de 2012

Memória e Percepção

 


E algumas pessoas ainda disseram: 'Eu perceberia facilmente!'

ABORDAGEM EM BARES E RESTAURANTES

Como e quando chegar a uma mesa?


  • Seja sempre simpático, atencioso, gerando assim credibilidade.
  • Nunca chegue enquanto estiverem comendo, se lhe pedir, diga que passará assim que terminarem a refeição.
  • Enquanto realiza mágicas em uma mesa, tente observar as mesas ao lado, assim ficará bem claro quais são as que estão interessadas em sua atuação.
  • Não demore muito em cada mesa, afinal em dia de muito movimento, os garçons poderão não gostar... (aguarde nos próximos posts a nossa “luta contra os garçons”)
  • Não fale alto e nem gesticule muito para não ser irritante e inconveniente.
  • Não fique triste se em alguma mesa você ouvir um " não agora não - não gosto de mágica estamos conversando e etc...nunca insista,poderá não obter sucesso,se tentar convencê-los.
  • Por fim faça com que todos participem do seu número, quanto mais atenção você tiver melhor será a sua atuação.
...e BOA SORTE!
Muitas vezes se torna difícil, pois nem todos estão receptivos e não podemos de forma alguma ser inconvenientes.

Mágica com Pombos



Um dos segmentos mais impactante da mágica são os números feitos com pombos. Não tem como não ficar encantado com um número bem feito onde os animaizinhos surgem das formas mais impossíveis e inexplicáveis.

Sei que existem alguns que vêem com maus olhos os mágicos que utilizam pombos em suas apresentações, alegando que estes animais são mal tratados e passam por sofrimentos nos treinamentos. Bem, eu confesso que eu era um destes que não gostava muito de ver números feitos com pombos, pois tinha a mesma desconfiança.

Porém, após assistir uma brilhante palestra de um mágico que participa do mesmo grupo de estudo do qual eu faço parte, e que é um dos maiores especialistas no Brasil na arte da ilusão com pombos, Giovanni Bright, mudei completamente de idéia.

Muito embora no passado alguns mágicos tivessem se utilizado de algumas técnicas na criação e treinamento de pombos que de alguma forma traziam sofrimentos a estes animaizinhos, hoje em dia isto não acontece mais.

Na palestra, o grande ilusionista Giovanni Bright explicou em detalhes como estes animais são tratados e treinados. Confesso que cheguei até a sentir inveja dos bichinhos tamanho o carinho e cuidado que ele tem com cada um deles.

Ele conhece a cada um pelos seus nomes, os alimenta pessoalmente e individualmente com aquilo que tem de melhor para a saúde deles, dá vitaminas, lixa suas unhas e seu biquinho, eles tomam banho, recebem atenção diária com muito carinho e são treinados com modernas técnicas que qualquer sociedade protetora dos animais aprovaria com certeza.

Durante a apresentação... bem, não poderei falar muito para acabar não revelando alguns segredos, mas garanto que eles não ficam esmagados ou sufocados em algum tipo de lugar desconfortável. Muito pelo contrário! Tudo é planejado para que os animaizinhos tenham o máximo de conforto e não fiquem estressados.

O ilusionista Giovanni Bright usa em seu repertório lindos pombinhos brancos que estão com ele a mais de 10 anos e que se sentem muito tranquilos e confortáveis ao seu lado.

Logo abaixo você poderá assistir a um belo número de ilusionismo com pombos:




Magia Bizarra - Parte 2



Muitos entendem que, do ponto de vista da execução, a Magia Bizarra é um dos tipos mais difíceis de mágica, pois nela o ilusionista precisa basicamente de uma boa atuação dramática para criar um clima adequado de desconforto em sua platéia, provocando assim a emoção no nível certo que o seu efeito exige. Por isto é importante que o ilusionista que se disponha a atuar neste segmento tenha um certo conhecimento de como funciona a mente humana para saber manipular da melhor forma as emoções de seus espectadores.

Como ilusionista desde 2008, eu tenho me dedicado ao mentalismo, porém, por causa da minha formação religiosa e principalmente devido aos meus contínuos estudos e pesquisas que me levaram a adotar uma postura cética diante do sobrenatural, eu tenho continuamente me deparado com a Magia Bizarra e por ela me interessado cada vez mais. Não me refiro a aquele tipo de bizarrice onde o sangue jorra aos baldes, muito embora um acidente sofrido em uma apresentação que realizei já tenha me levado involuntariamente a passar por uma experiência semelhante(um dia eu conto esta história que foi inclusive registrada em vídeo). Nada contra quem pratique este tipo de magia, mas mágica com auto-mutilamento no meu caso, só por acidente.

A Magia Bizarra pela qual eu me interesso é aquela que desmistifica e desmascara por completo os médiuns fraudulentos, bem como as sessões espíritas com todos aqueles supostos fenômenos sobrenaturais criados com a clara intenção de enganar os incautos. Vejam bem, nada contra os espíritas e suas doutrinas. Eles podem acreditar no que quiserem. Eu os respeito assim como respeito qualquer outra religião. Só me não venham tentando embasar seus credos com forjados efeitos sobrenaturais na intenção de dizer que seus ensinamentos são uma verdade irrefutável, porque aí eu faço questão de demonstrar que tudo pode ser conseguido com técnicas de ilusionismo.

Só não me torno o Mister M dos fenômenos espíritas revelando detalhadamente o modus operandi utilizados pelos médiuns em suas sessões, porque não quero violar o código de ética dos mágicos. Porém, a medida do possível, irei aqui e ali contar alguns segredinhos que não comprometam o trabalho de meus colegas mágicos. Aqueles que acompanham este blog sabem que já fiz isto aqui, como por exemplo, na série 'Como atuam os médiuns' .

Portanto, irei utilizar a Magia Bizarra como uma forma de entretenimento, mas também como uma maneira sutil de alertar as pessoas para a possibilidade de se reproduzir qualquer efeito supostamente sobrenatural com técnicas de ilusionismo, ou seja, sem a necessidade de invocar qualquer tipo de espírito ou entidade. Com isso só quero ajudar as pessoas a serem mais criteriosas, racionais e menos crédulas em relação a estes "fenômenos". 

Concluindo, se por acaso você participou ou saiba de alguém que tenha participado de alguma sessão espírita onde os objetos levitaram, vozes misteriosas foram ouvidas, revelações incrivelmente certeiras foram pronunciadas, materializações de espíritos ou outro qualquer outro fenômeno supostamente sobrenatural aconteceu, lembre-se que tudo isto pode ser facilmente reproduzido por qualquer ilusionista conhecedor dos princípios básicos na arte da ilusão. Tudo não passa de Magia Bizarra.

"Há duas maneiras de deslizar facilmente pela vida: acreditar em tudo ou duvidar de tudo, as duas maneiras nos poupam de pensar" - Alfred Korzybski